5 sobremesas doces, sem um grama de açúcar

Os últimos estudos demonstraram que, após essa acumulação de lípidos não é tanto a ingestão excessiva de gordura, como o de açúcares. E quando é que tomar demasiado, acumula ainda mais rápido em forma de gordura.


Tu te a quantidade exceder?


É difícil calcular, mas certamente que assim seja. Acha que a Organização Mundial de Saúde recomenda que o açúcar represente menos de 5% do fornecimento da dieta, o que equivale a 25g de açúcar/dia em uma dieta de 2.000 kcal. Reduzir a ingestão de refeições preparadas(o levam em muita quantidade) é a primeira coisa que você pode fazer. Além disso, evita o consumo de produtos e doces com açúcar adicionado.


Alternativas saudáveis


Que não tome tanto açúcar não significa que você deve desistir de seus sonhos por completo: de vez em quando você pode desfrutar de uma rica torta,sempre que a cozinhas em casa e a elabores com outro tipo de adoçantes. Propomos-lhe os seguintes:



  • Xarope de agave: É extraído de forma natural do agave, uma planta de folha carnuda e origem mexicana. Você pode encontrá-lo em forma de adoçante líquido, ideal para adicionar aos bolos húmidos. Em pó é o substituto ideal do açúcar de confeiteiro.

  • Melaço de arroz. É extraído dos grãos de arroz redondo e serve como um adoçante natural com poucas calorias e alto teor de cálcio (273 mg/100 g). Seus usos são parecidos com os do xarope de agave, mas ao ter consistência de mel, você pode usá-la também para rechear bolos.

  • Frutose natural. É obtido da fruta. De textura semelhante ao açúcar, o seu índice glicêmico é muito inferior. Substitui perfeitamente o açúcar, mas o seu poder adoçante é maior. Escolha natural ou de agricultura biológica (aqui herboristerías e lojas de produtos naturais).

  • Estévia natural. As folhas frescas ou secas e trituradas de estévia (em formato líquido concentrado e natural) tem um poder adoçante 200 vezes mais potente do que o do açúcar. Use-a para dar doçura para chás e outras bebidas e elaborar doces, culis ou saladas de frutas. Integrá-la em bolos é algo mais complicado.

Abaixo você encontrará as receitas de 5 bolos em que temos substituído o açúcar por estas alternativas mais saudáveis e naturais. O resultado vai surpreendê-lo!


Cheesecake com mirtilos


Ingredientes (para 8 pessoas): 200 g de biscoitos tipo digestive, 100 g de manteiga, 700 g de queijo em creme, 300 ml de creme de leite para montar, 200 ml de xarope de agave, 5 colheres de sopa de amido de milho, 4 ovos, raspa de um limão, uma vagem de baunilha 200 g de geleia de mirtilo, 50 g de frutos do bosque (mirtilos, framboesas, groselhas, amoras…)



  • Esmaga os biscoitos em uma tigela e mézclalas com a manteiga previamente derretida. Cobre a base de um molde de 25 centímetros com as bolachas trituradas e assar a 180° durante 15 minutos aproximadamente.

  • Tritura-o queijo em creme junto com o creme de leite, os ovos e o xarope. Abra a vagem de baunilha, de cima a baixo com uma faca e raspa seu interior. Adicione-o ao creme de leite e bate-se energicamente com amido de milho e as raspas de limão.

  • Despeje na forma e assar 45 min a 180°. Deixe esfriar, desmolda e cubra com a geléia (se você não encontrar o que procura sem açúcar, prepárala você mesma como te explicamos na página esquerda). Decore com os frutos da floresta.

O truque: ao servir, limpa a faca com água quente entre a corte e corte. Desta forma não deixarás a geléia na parte interna do queijo e as porções individuais ficarão perfeitas. Corta o bolo e justo quando for consumir.


Bolo doce de cenoura


Ingredientes (para 10 pessoas): 4 ovos 400 g de cenouras raspadas, 280 g de farinha 200 g de melaço de arroz, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de fermento em pó 200 ml de azeite de oliva macio, 2 cdas. de canela, 1 cda. de noz-moscada, 1 cda. gengibre em pó, 150 g de nozes 50 g de passas.
Para o creme de manteiga: 250 g de manteiga, 200 g de queijo em creme, 600 g de planta em pó



  • Misture os temperos com o azeite e incorpora as gemas montadas com o melaço, o bicarbonato, o fermento e a farinha. Bate as claras e adicione-as. Incorpora a cenoura e as nozes. Assar por 45 minutos a 180° em uma assadeira de 20 cm Deixa-se arrefecer.

  • Monta-se a manteiga, o xarope de agave em pó. Bate bem junto com o queijo em creme. Corte o bolo em camadas e preencha com o creme. Decore a parte superior com o saco de confeitar. Guarde na geladeira.

Minitartitas de limão


Ingredientes (para 8 pessoas): 150 g de bolachas salgadas, 50 g de farinha 100 g de manteiga.
Para o creme e o merengue: 200 g de xarope de agave, 100 g de manteiga, 3 gemas de ovo, 3 limões, 4 claras de ovo, 120 g de frutose natural.



  • Tritura-se as bolachas com a farinha e a manteiga em temperatura ambiente. Pressione a massa obtida no fundo de cada um dos moldes de madalena. Coze 15 minutos a 180°.

  • Bate-se as gemas com a manteiga, o xarope de agave e o suco dos limões. Cozinha a fogo lento, mexendo com umas varas. Quando o creme engrossar, despeje sobre a base de biscoitos e assar por 20 minutos em 180°.

  • Monta as claras com a frutose e pásala para um saco de confeitar. Decore a parte superior das tartitas e queima o glacê com a ajuda de um maçarico de cozinha.

Brownie de chocolate


Ingredientes (para 9 pessoas): 150 g de chocolate para cobertura, 150 g de manteiga, 150 g de farinha de trigo, 200 g de frutose natural, 50 g de cacau em pó, 4 ovos, 200 g de nozes descascadas, uma pitada de sal.



  • Bate-se os ovos juntamente com a frutose e a pitada de sal. Derreta em uma panela a fogo brando a manteiga e o chocolate para a cobertura. Incorpore esta mistura à anterior, e remove.

  • Peneira-se a farinha (coloque-a em uma peneira e dá pequenos golpes para os lados para que vá caindo sobre o recipiente), assim não se formarão grumos. Faça o mesmo com o chocolate em pó. Mistura com a massa.

  • Adicione as nozes e um pouco cortadas e passa a mistura em um molde quadrado de 20 cm por 20 cm. Coze durante 22 minutos, a 180° e deixe esfriar. Decore com nozes e cortar em porções.

Torta sacher ao pêssego


Ingredientes (para 8 pessoas): 50 g de chocolate branco, 120 g de frutose, 120 g de xarope de agave, 150 g de manteiga, 150 g de farinha 6 ovos, 150 g de compota de pêssego, uma vagem de baunilha.
Para o recheio e a cobertura: 250 g de compota de pêssego, 200 g de chocolate de cobertura, 200 ml de creme de leite para montar, 100 g de manteiga



  • Monta-se as gemas com a frutose. Reserva. Derrete a manteiga e o chocolate. Incorpora o xarope e a geléia. Acrescenta à primeira mistura, juntamente com a farinha, a baunilha e as claras previamente montadas.

  • Despeje em uma assadeira e assar por 50 minutos a 180°. Deixe esfriar e corte o bolo pela metade. Cubra com a geléia e esfria na geladeira.

  • Ferver o creme de leite, adicione a manteiga e o chocolate e mexendo com uma espátula. Cobre o bolo com este creme e deixe esfriar.

O truque: Decore com fatias de pêssego natural e usa geleia sem açúcar.


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