3 técnicas de meditação para se conectar com a natureza

Com o bom tempo e as férias temos mais oportunidades de nos perder em paisagens naturais, sair de nossas rotinas e se conectar com a natureza. Mas se a mente está distraída, em outro lugar ou cheia de preocupações, é fácil de compreender que não se pode captar todos os efeitos benefícios que produzem os ambientes naturais.


Para estabelecer essa conexão positiva com o natural (e nós mesmos) que melhora os nossos estados emocional e físico, podemos recorrer a práticas de atenção plena simples e eficazes.


Em poucas palavras, a atenção plena (mindfulness) é a capacidade de manter-se presente no momento atual , sem interferência de pensamentos indesejáveis. É usada como técnica contra o stress, distúrbios como a depressão e o vício, ou para potenciar o desenvolvimento pessoal.


O primeiro passo é evitar conscientemente as preocupações sobre coisas que aconteceram no passado e os problemas que se prevêem para o futuro. Este esforço voluntário nos prepara para realizar as técnicas concretas.


 


1. Respira


As pessoas que sofrem de estresse ou qualquer alteração emocional costumam fazer uma respiração superficial e sem um ritmo regular. Acostumado a respirar pela boca, de forma algo acelerada e são frequentes os suspiros e a sensação de falta de ar.


Concentrar-se na respiração ajuda a resolver todos estes desequilíbrios e acima de tudo serve para que a mente se fixa em algo e abandonem suas rotinas de pensamento ou de seu vagar habituais.


Em seu passeio pelo campo, parar quando encontrar um lugar tranquilo e em que se sentir bem para passar um tempo e realizar este exercício:



  • Vazia lentamente o ar de seus pulmões, inspira com calma pelo nariz durante 3 segundos e speyer pela boca ao mesmo tempo.

  • Enquanto respirar, presta atenção às sensações que vêm do corpo: os sons do ar ao circular pelas vias respiratórias, o movimento do peito ou as tensões musculares.

  • Depois de cinco minutos, fechar os olhos e percebe também os aromas que lhe chegam e que são introduzidas em seu corpo com cada inspiração, e veja a temperatura do vento, ao roçar tua pele.

2. Escuta


Ouvir com atenção consiste, em um primeiro momento, concentrar-se em tudo o que lhe chega aos ouvidos, sem discriminar nenhum som (normalmente os pensamentos não nos deixam ouvir a maior parte deles).


O processo de ouvir conscientemente implica reconhecer os ruídos como meras vibrações. Em a montanha ou para o campo onde você está, quando realizar estes exercícios os sons serão certamente bem-vindos, mas se você chega o rugido de um motor, não se incomode, ouça-o como se fosse o trinado de um pássaro.


Fique quieto e ouça tudo. Tenta que os seus “antenas” envolver os sons provenientes de cada vez mais longe. Uma vez que você foi capaz de ouvi-lo todo, pode estabelecer por diante, em cada um dos sons. Se você é um pássaro, você sabe reconhecer de que espécie se trata? Se não sabe, como você o imagina? De onde vem o som?


3. Observa


A visão é o sentido que mais nos prende. Lá estão todas as telas, grandes e pequenas, atraindo a nossa atenção de uma forma que tem muito de vício.


No entanto, fora do quadro retangular de telas existe um mundo fascinante. Olhe em qualquer planta: o que um designer famoso poderia ter criado algo assim? Percebe suas formas e cores, você os viu antes?


Se possível, aproxime-se e veja cada pequeno detalhe. Depois de alguns minutos volta a afastar o olhar para captar toda a paisagem.


Depois de realizar três exercícios continua com o seu passeio, mas mantenha-se na medida do possível, a sua concentração na respiração, ouça-o todo e cada som, olha a paisagem e cada planta e cada inseto.


Ligados


Quando voltar a casa, lembre-se experiente, e se alguma vez você se encontra estressado ou desconectado de si mesmo, pratique a concentração, a escuta e o olhar sobre o lugar em que te encontras.

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